Na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro de 2024, a Sala Multiuso da Estação OTICS Rio Souza Aguiar recebeu o evento oficial do Serviço de Cirurgia Geral e atividade obrigatória do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do HMSA. Durante o encontro, que ocorre semanalmente, residentes apresentam casos médicos selecionados para discussão, referentes aos pacientes internados no Serviço de Cirurgia Geral.

A sessão tem como objetivo rever e analisar todo o atendimento realizado nos pacientes atendidos, compreendendo os métodos diagnósticos adotados, hipóteses diagnósticas propostas, indicação cirúrgica, diagnóstico pré-operatório, procedimentos realizados, assim como, a evolução e a condução pós-operatória do paciente. No encontro de hoje foi discutido sobre a Sub-oclusão Intestinal e Câncer de Cólon Direito pelos residentes Dra Maria Carolina Caliano e Dr. Gustavo Oliveira.

Participaram do encontro cirurgiões do staff médico do serviço do Hospital Municipal Souza Aguiar, todos os médicos residentes, acadêmicos de medicina em regime de internato e aberto aos alunos do curso de pós-graduação conveniado à SMS.
Conheça Estação OTICS Souza Aguiar.
Durante o encontro, os participantes discutiram estratégias para otimizar o atendimento psicossocial, sendo debatidas questões relacionadas a organização do aprimoramento do processo de trabalho. Ao final da reunião, ficou evidente o comprometimento da equipe em promover o bem-estar e a saúde mental dos pacientes. Com uma abordagem multidisciplinar e foco na humanização do cuidado, demonstrando o papel vital desempenhado pelo trabalho em equipe na área da saúde mental.





A discussão foi apresentada pelo chefe do Serviço de Cirurgia Geral Dr Alfredo Fontes e pelo coordenador de residência Dr. Josué Kardec aos cirurgiões residentes do staff médico do serviço do Hospital Municipal Souza Aguiar. A colaboração e discussão desses artigos científicos são de extrema importância para o enriquecimento e aprimoramento acadêmico.

Conheça




Essas reuniões são realizadas semanalmente, destacando o foco da equipe na otimização dos procedimentos e na qualidade do atendimento aos pacientes.
A discussão foi apresentada pelo chefe do Serviço de Cirurgia Geral Dr Alfredo Fontes e pelo coordenador de residência Dr. Josué Kardec aos cirurgiões residentes do staff médico do serviço do Hospital Municipal Souza Aguiar. A colaboração e discussão desses artigos científicos são de extrema importância para o enriquecimento e aprimoramento acadêmico.
Conheça