UTILIDADE PÚBLICA:
Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de agosto de 2024, foi realizada uma reunião na Sala Multiuso da Estação OTICS Rio Souza Aguiar para apresentar atualização em Tuberculose Pediátrica. Neste encontro discutiram a Tuberculose, e como ela merece atenção especial, pois é considerada uma das doenças infectocontagiosas de grande desafio para a saúde pública mundial, principalmente em crianças, que podem apresentar sinais clínicos inespecíficos e formas paucibacilates, o que dificulta o diagnóstico deste agravo.

A reunião contou com a presença dos residentes de Pediatria e de Medicina Interna da Universidade Estácio e foi conduzida pela Dra. Ana Paula Franco, especialista em Pediatria e professora da universidade.

A aula teve como objetivo fornecer para os Staffs e Residentes da Pediatria, ferramentas para o diagnóstico e tratamento precoces da doença, propiciando assim a interrupção da cadeia de transmissão da Tuberculose.
Conheça Estação OTICS Souza Aguiar
No encontro de hoje, palestrado por Dr Guilherme Herdy, foi discutido como tema a Anemia, tipos, seus sintomas, causas, diagnostico, tratamento e prevenção. Participaram do mesmo os Residentes e Internos do Hospital Municipal Souza Aguiar.
Conheça
Durante o encontro, que ocorre semanalmente, residentes apresentam casos médicos selecionados para discussão, referentes aos pacientes internados no Serviço de Cirurgia Geral. A sessão tem como objetivo rever e analisar todo o atendimento realizado nos pacientes atendidos, compreendendo os métodos diagnósticos adotados, hipóteses diagnósticas propostas, indicação cirúrgica, diagnóstico pré-operatório, procedimentos realizados, assim como, a evolução e a condução pós-operatória do paciente. No encontro de hoje foi discutido sobre ferida de abdômen projetil de arma de fogo.
Participaram do encontro cirurgiões do staff médico do serviço do Hospital Municipal Souza Aguiar, todos os médicos residentes, acadêmicos de medicina em regime de internato e aberto aos alunos do curso de pós-graduação conveniado à SMS.
Conheça




O foco principal foi promover a integração e a colaboração entre as equipes das diferentes unidades de saúde, visando oferecer um atendimento mais eficaz e humanizado à população. Essa iniciativa reforça o compromisso das unidades do Complexo Souza Aguiar, Hospital Municipal Souza Aguiar, CER Centro e Maternidade Maria Amélia, em proporcionar serviços de excelência e contribuir para o bem-estar da comunidade atendida. Encerrando com agradecimento e valorização dos profissionais do HMSA.


O objetivo do evento foi conscientizar os participantes sobre os impactos do assédio e proporcionar orientações sobre como identificar e agir diante dessas situações no ambiente de trabalho. Eventos como esse são fundamentais para promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.




