Entre os dias 25 a 27 de junho de 2024, foi realizado no auditório do 5º andar da Estação OTICS Rio Souza Aguiar, a campanha de vacinação contra a nova cepa XBB da COVID 19. A campanha tem como objetivo imunizar os funcionários do Hospital Municipal Souza Aguiar e do Complexo Regulador, com o objetivo de prevenir um novo surto de COVID-19 e proteger aqueles que estão na linha de frente do atendimento a saúde.

A campanha visou alcançar todos os funcionários dessas instituições, reconhecendo a importância da proteção da saúde dos profissionais através da imunização e consequentemente dos pacientes atendidos pelos mesmos diariamente. Além disso, busca-se fortalecer a conscientização sobre a importância da vacinação como uma medida fundamental na promoção da saúde pública, garantindo um ambiente mais seguro para todos os profissionais da saúde.

Conheça a Estação OTICS Souza Aguiar







1ª Turma
2ª Turma
Os membros presentes refletiram sobre o esforço conjunto das equipes, destacaram a importância da continuidade dessas ações e a necessidade de monitoramento constante para manter os resultados positivos, com o objetivo de traçar um planejamento estratégico para aprimorar a qualidade da assistência e de fortalecer o controle de infecções hospitalares, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes como também dos profissionais do hospital.
Conheça a
No encontro de hoje foi discutido o tema Lesões elementares da pele, que são alterações primárias na pele, podendo ser maculares ou papulares, essenciais para diagnóstico dermatológico. Participaram do mesmo os Clínicos Staffs, Residentes e Internos do Hospital Municipal Souza Aguiar.
Conheça a


Esta palestra/aula teve como objetivo principal, capacitar a equipe médica, sobretudo intensivistas e equipe do laboratório de microbiologia do HMSA, sobre microbiologia aplicada a prática clínica. O intuito foi capacitar esses profissionais de forma a estimular uso racional de antimicrobianos.
Na sequência, foi realizada a ressecção endoscópica de um cisto facetário lombar, outro procedimento complexo que demonstrou o uso de tecnologia avançada em neurocirurgia. Após as cirurgias, o evento contou com uma discussão detalhada dos casos, conduzida pelo Dr. Haroldo Chagas, presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro. Durante a discussão, foram abordados os desafios e as soluções encontradas em cada procedimento, proporcionando uma troca de experiências enriquecedora entre os participantes. Esta iniciativa destaca o compromisso da Sociedade de Neurocirurgia do RJ em promover o avanço da prática neurocirúrgica e a atualização contínua dos profissionais da área. 


