PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DE COTAS RAÇA/COR DE CANDIDATOS EM RESIDÊNCIA

Na última quinta feira dia 7 de março de 2024, a sala do auditório no 5º andar OTICS Rio Souza Aguiar recebeu a  Comissão de Heteroidentificação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que deu continuidade ao processo de identificação racial para os candidatos inscritos nas cotas de raça/cor do Programa de Residência em Saúde. A atividade é parte integrante do procedimento previsto na Lei de Cotas, visando garantir a equidade e promover a diversidade nos programas de formação na área da saúde.

Durante as sessões de heteroidentificação, os candidatos preencheram formulários de autodeclaração, heteroidentificação de raça/cor para o processo de admissão de Residência em Saúde, e gravaram vídeo individualmente relatando o que já havia sido preenchido nos formulários. Ao final do processo onde foram avaliados o conjunto do fenótipo negróide de cada participante.

Este procedimento busca assegurar que as cotas destinadas a grupos étnico-raciais sejam preenchidas de maneira justa e transparente, assegurando o direito previsto em Lei. A iniciativa reflete o compromisso da SMS/Rio em construir uma saúde mais inclusiva e igualitária, a promoção da igualdade racial e de oportunidades no âmbito da saúde pública.

 

Conheça Estação OTICS Souza Aguiar