Com a chegada do verão algumas doenças tornam-se mais frequentes devido às características próprias desta estação, uma dessas doenças é a dengue, uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti. Só na primeira semana de 2024 foram 1.014 casos confirmados em todo o Estado do Rio de Janeiro. Mas como o sistema ainda está sendo atualizado, o número desse ano pode ser ainda maior. Em 2023, 25 pessoas morreram em decorrência da doença.
A infecção por dengue pode variar desde uma forma leve, conhecida como dengue clássica, até formas mais graves, como a dengue hemorrágica. Os sintomas comuns da dengue incluem febre, dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, erupção cutânea e sintomas semelhantes aos da gripe.
O ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.
Algumas medidas que podem ser tomadas:
- Tampar reservatórios;
- Limpar calhas e pratos de vasos de plantas;
- Manter garrafas, latas e recipientes virados para baixo;
Não acumular água parada.
Em caso de suspeita da doença, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido