Janeiro Roxo: Mês de Conscientização Sobre a Hanseníase

A campanha “Janeiro Roxo” é associada à conscientização sobre a hanseníase, uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país. Esse evento é importante para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma.

Durante o “Janeiro Roxo” para hanseníase, eventos educacionais, atividades de sensibilização, e campanhas de mídia são organizados para informar o público sobre os sinais e sintomas da doença.

No município do Rio de Janeiro a identificação, tratamento e acompanhamento da hanseníase são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde, popularmente conhecidas como Clínicas da Família. O principal sintoma da doença são manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato. Em caso de suspeita, procure a Clínica da Família mais próxima de sua residência.

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido