Nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, no Auditório Ivo Pitanguy, localizado no 2º andar do Hospital Municipal Souza Aguiar, ocorreu o evento “Sepse Zero: Conhecimento que Salva”, em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Sepse, celebrado em 13 de setembro.
A programação contou com temas fundamentais para a segurança do paciente e prevenção de Sepse: Maria Eduarda Emerick, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HMSA, destacou a importância da identificação precoce da deterioração clínica e dos protocolos de alerta (NEWS, MEOWS e PEWS).
O uso racional de antimicrobianos também foi pauta importante, reforçando o papel do farmacêutico na prevenção da resistência bacteriana. Foram compartilhadas iniciativas do hospital para monitoramento, como planilhas e cards informativos.
Encerrando o encontro, a infectologista Dra. Daniela Bally, da CCIH, apresentou aspectos clínicos da sepse, incluindo diagnóstico precoce, sinais clínicos mais comuns, perfil dos pacientes e protocolos terapêuticos utilizados no HMSA.

A sepse é uma condição grave, mas tratável. Investir em conhecimento e protocolos eficazes é essencial para salvar vidas.
Conheça a Estação OTICS Souza Aguiar