Reunião Sobre Notificação de Intoxicação Exógena

Na manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro de 2024, a Sala de Reunião da Estação OTICS Rio Souza Aguiar recebeu a CAP 1.0 para uma reunião focada na notificação de intoxicação exógena. A intoxicação exógena é considerada um agravo de notificação compulsória semanal, exceto nos casos em que há associação com situações de violência, onde a notificação deve ser realizada de forma imediata, em até 24 horas. Esse procedimento visa adotar medidas preventivas para evitar óbitos e garantir os encaminhamentos urgentes necessários, como orientação para serviços de Urgência e Emergência, Psiquiatria, Psicologia, Álcool e Drogas, Delegacias de Polícia, Conselho Tutelar, entre outros.

Alguns dos principais sinais e sintomas de intoxicação exógena incluem: vômito, sonolência, salivação excessiva, desorientação, dificuldade respiratória, desmaio, convulsões, lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios, cheiro característico de produtos na pele, roupas, pisos ou objetos ao redor, alteração repentina no comportamento ou no estado de consciência

Em casos de intoxicação exógena, é essencial buscar imediatamente ajuda de um centro de toxicologia ou um serviço de emergência médica. Enquanto aguarda o atendimento especializado, recomenda-se lavar a área exposta com bastante água, sempre que apropriado.

Esta reunião reafirma o compromisso de todos os envolvidos em promover a saúde e a segurança da população, garantindo uma resposta rápida e eficaz diante de situações de intoxicação exógena.

Conheça Estação OTICS Souza Aguiar